Evento no Domingo na Cohab Raposo Tavares

5ª Festa do Saci e seus amigos e entrega do 4º Prêmio Sacy na COHAB Raposo Tavares

Caricatura dos Sacis criada pelo cartunista Junior Lopes

"PESQUISAR NA FONTE DE ORIGEM E DEVOLVER AO POVO EM FORMA DE ARTE" (Solano Trindade)

"Um povo que não preserva suas formas mais autênticas de expressão, jamais será um povo livre" (Plínio Marcos)

Que Raloin, que nada, venha curtir com a gente a 5ª Festa do Saci e seus amigos, será no próximo domingo, dia 2 de novembro, na COHAB Raposo Tavares, das 10h até às 19h. Além de promover os verdadeiros mitos de nossa cultura popular, haverá a entrega do 4º Prêmio Saci e vamos lembrar a escritora Carolina Maria de JesusRuth Guimarães, Solano TrindadeZumbi dos Palmares e João Cândido do Brasil, o Almirante Negro, pelo mês da Consciência Negra. Mais informações e trecho do Manifesto do Sacy abaixo.

Fechando o mês que se comemora o dia do Sacy (31 de outubro) e abrindo o novembro negro vamos agitar mais uma festa e celebrar o trabalho de alguns guerreiros da cultura popular brasileira. Este ano a festa do Sacy ocupará a COHAB Raposo Tavares, que fica no km 22 da rodovia de mesmo nome. Quem sabe depois desta festa a prefeitura tome a iniciativa para mudança do nome nefasto deste bairro popular. A população local já se mobilizou e conseguiu mudar o nome de uma escola estadual, era Raposo, virou Mandela (e não é o velho guerreiro africano, mas um cidadão cohabense, que morreu faz um tempo, mas deixou sua marca na comunidade e hoje é reconhecido). O exemplo está dado! O rebuliço será no próximo domingo, dia 2 de novembro, a partir das 10h. Serão várias atrações: música, teatro, dança, brincadeiras, contação de histórias, grafite, filmes, pinturas, leituras infantis e muito mais. Com a presença dos mitos da cultura brasileira: o Sacy, o Boto, o Boitatá, a Caipora, a Curupira, o Chupa cabras, a Cuca, o ET de Varginha, a Iara mãe d’água, o Mapinguari, a Mula sem cabeça, o Neguinho do Pastoreio, que fazem parte do imaginário dos brasileiros e, assim como quase todos os mitos de origem indígena, têm uma ligação estreita com o meio ambiente. Também não vai faltar a mesa de comidas tipicamente brasileira, mudas de plantas e muita traquinagem. Levem as crianças de 0 a 90 anos e divulguem para os amigos.

Além das brincadeiras e atrações, haverá a entrega do 4º Prêmio Sacy, os premiados deste ano são: Comunidade Cultural QuilombaqueCelso de Alencar (Poeta e btalhador da cultura popular), Dona Mariazinha (Diva da Cohab: Maria das Graças), Giovanni Baffô (poeta e agitador cultural), Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Mocidade Acadêmica Sai da FrenteHeloisa Pires Lima (Antropóloga e Escritora), José Rafael Silva(Trabalhador comunitário e Social da COHAB Raposo Tavares), Mestre Cigano (Capoeira de Angola da COHAB Raposo Tavares), Nelson Triunfo (Dançarino e ativista social e cultural), Rudá K. Andrade (Sociólogo e Documentarista),Teatro Popular Solano Trindade Tribo Guarani do Jaraguá. A entrega do prêmio acontecerá a partir das 15h.

Venha participar, traga seu trabalho, faça sua intervenção, divulgue para mais pessoas... Que Raloin, raioin, raioruim, que nada, aqui é Sacy e seus amigos... saiba mais:  http://sacyeseusamigos.blogspot.com.br/2014/08/saci-serie-juro-que-vi-folclore.html?spref=fb.

Essa é uma Iniciativa da Historiarte, AEUSP – Associação dos Educadores da USP, O Autor na Praça, Movimento TroKaoslixo, SOSACI – Sociedade dos Observadores de Saci, Brechó do Beco, Casa de Cultura Paraty Mirim, Ateliê Pingos do Querosene e muitos amigos do Saci... Caipora, Curupira etc... Contamos também com muitos apoiadores, dentre eles: Bárbara Assis, Edson Lima, Adriana de Cássia, Junyor Santos, Felipe Valentin, Janete Lima, Dilsa, Nelson Brolese, Rafael Cohab, Erton Moraes, Cachoeira do Mutirão da Quebrada, Elis, Pedro, Gil da zona Norte, Rosa Falzoni, Sobrinhos da Leste, Leo Lênin, Wil da Norte, Analis, Welington Galinho, Olívia, Verônica, Marcinho, Alessandra Leite, D’Ollynda, Laura e tantos outros sacizentos.

Festa do Saci e seus amigos e entrega do 4º Prêmio Sacy
Dia 02 de novembro, Domingo, das 10h às 19h.
COHAB Raposo Tavares - Entrada Franca
Contatos: Mogli – 99632 4748 / Edson Lima – 95030 5577

Trechos do Manifesto do Saci:

“(...) A cultura popular é um elemento essencial à identidade de um povo. As tentativas insidiosas de apagar do imaginário do povo brasileiro sua cultura, seus mitos, suas lendas, representam a tentativa de destruir a identidade do nosso país. A história de todas as culturas até hoje existentes é a história de opressores e oprimidos. Hoje, como ontem, o Saci apoia, em qualquer lugar e em qualquer tempo, qualquer iniciativa no sentido de contestar a arrogância, a prepotência e a destruição de que é portadora a indústria cultural do império”.

“(...) É tempo, pois, do Saci expor abertamente seus objetivos, lançando um manifesto e denunciando o verdadeiro espectro: o espectro do imperialismo cultural. Para tanto, outros expoentes do imaginário cultural brasileiro – como o Boitatá, a Iara, o Curupira e o Mapinguari – reuniram-se e redigiram o presente manifesto”. Sacis de todo o Brasil, unamo-nos!

Veja na íntegra e outras informações sobre a SOSACI: www.sosaci.org/oi-nois-aqui.htm

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

São Paulo Ocupada